código Ágil

Agile, Scrum, Extreme Programming , Java e mais

Treinamento Certified Scrum Master

Posted by Luciano Félix em 8 fevereiro, 2008

Nos dias 24 e 25 de janeiro participei do treinamento “Certified Scrum Master” ministrado pelo Boris Gloger da Sprint-IT.

Boris foi um dos primeiros a serem treinados por Ken Schwaber e também um dos primeiros a se tornar Certified Scrum Trainer.

O primeiro dia começou um com atividade prática que nos mostrou todos os problemas pelos quais passamos no dia-a-dia do desenvolvimento de software e utilizamos a técnica de retrospectivas para entendermos o que poderíamos melhorar nessa atividade.

Depois aprendemos de maneira bastante efetiva sobre o comprometimento da equipe na volta do coffee break. Atráves de um jogo com bolas de borracha aprendemos os conceitos de auto-organização, comunicação, trabalho em equipes pequenas, estimativas da equipe e timebox.

Por fim tivemos um breve histórico sobre metodologias ágeis e de onde surgiram as idéias por trás do Scrum.

Após o almoço realizamos o jogos dos 60 passos para demonstrar as diferenças entre a cultura de comando e controle e a cultura do auto-gerenciamento.

Discutimos também porque os processos ditos empíricos são mais adequados para o desenvolvimento de software. Após isso o Boris detalhou cada um dos pápeis do Scrum e qual a responsabilidade de cada um no processo. Depois entramos nos conceitos de planejamento e organização do product backlog.

Para fechar o dia, o Boris explicou o conceito de estimativas de tamanho e não de tempo, coisa que deu um nó na cabeça de muita gente e nós experimentamos o Planning Poker, uma maneira excelente para estimativas da equipe.

O segundo dia começou com uma historinha do Boris sobre uma confeitaria que usava Scrum para fabricar tortas que tinham o sabor exato que o cliente queria. Essa história serviu para ilustrar bem a idéia de que o cliente aprende durante o desenvolvimento e que o planejamento inicial raramente é o mais acertado para o projeto.

O Boris nos explicou cada um das reunião existentes no Scrum e o motivo de cada um delas, depois entendemos o dia-a-dia de uma sprint, como usar corretamente o taskboard e como monitorar a sprint através dos gráficos de burndown.

Depois discutimos sobre o perfil que um ScrumMaster deve ter e quais os desafios que ele deve enfrentar no ambiente de trabalho.

Após o almoço tivemos uma longa explicação de como expandir o Scrum para grandes equipes e o conceito de “Scrum of scrums” e também uma apresentação sobre contratos em projetos ágeis. Discutimos também sobre problemas comums que aparecem nos projetos que iniciam o uso do Scrum.

Depois tivemos o momento mais legal do curso. O Velocity Game, normalmente conhecido como XP Game, atráves dessa atividade pudemos colocar em prática todos os conceitos discutidos durante o treinamento.

Para terminar o dia recebemos nossos Certificados de ScrumMaster, mas não só isso, também aprendemos o aperto de mão secreto dos Certified ScrumMasters !!

O treinamento foi realmente sensacional e o Boris é um instrutor extramente competente, tive a oportunidade de esclarecer várias dúvidas e corrigir vários pequenos erros na forma como estamos utilizando o Scrum na Solver.

Recomendo a todos que têm interesse em atuar como ScrumMasters em suas empresas.

WUFF !!

Veja as fotos feitas pelo Boris Gloger durante o treinamento aqui


Digg!

Creative Commons License

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: