código Ágil

Agile, Scrum, Extreme Programming , Java e mais

Integrando novos membros ao time – Parte 1

Posted by Luciano Félix em 31 julho, 2008

Seja acessível

Sendo o líder de uma equipe, sua participação é importantíssima no processo de integração de novos membros. Você será a principal referência, o ponto de contato com o resto da equipe e é seu dever fazer com que a integração aconteça da melhor forma possível. Portanto esteja sempre disponível para ajudar os recém-chegados, mostre-se acessível, deixo-os confortáveis para tirar dúvidas (There are no dumb questions!!). Mesmo que você esteja super ocupado, não os deixe sem assistência, afinal quanto mais rápido eles começarem a produzir, menos carga haverá sobre o restante da equipe e mais rapidamente a correria vai diminuir.

Explique o domínio da aplicação

É bastante comum que os novos membros não tenham experiência com o domínio da aplicação dos projetos em que estão embarcando. Se o projeto trata de finanças a equipe deve conhecer os termos do mundo financeiro, se trata de varejo ou saúde ou construção, idem. Não há como uma equipe desenvolver um projeto sem conhecer os conceitos envolvidos na sua criação, portanto tenha um cuidado especial nesse quesito, prepare algum material de apoio que possa ajudá-los, recomende textos ou livros sobre o assunto, se possível tenha esse material disponível na empresa.

Apresente os Processos e as Ferramentas

Logo no início explique aos novos membros como a equipe trabalha, quais processos e práticas foram escolhidos, quais ferramentas utiliza, etc., por exemplo: “A equipe está desenvolvendo um projeto em Java e aplicando o Test Driven Development utilizando o JUnit” ou, “Implantamos a integração contínua com o Cruise Control”, etc. . Não faça isso apenas com as práticas formais mas também todos os rituais que a equipe pratica, por exemplo: “A cada 15 dias um membro da equipe apresenta um workshop sobre um tema ligado ao trabalho” ou “Quem não estiver presente ao Daily Scrum pagará um multa de R$ 1,00”. Quanto mais rápido os novatos entenderem a dinâmica da equipe, mas rapidamente poderão se integrar. Se possível prepare uma lista de referências onde eles possam aprender mais sobre esses assuntos, mais uma vez, se possível, tenha algum material disponível na empresa.

Uma resposta to “Integrando novos membros ao time – Parte 1”

  1. Leandro said

    Neste caso, um wiki seria de grande ajuda…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: