código Ágil

Agile, Scrum, Extreme Programming , Java e mais

A culpa é de quem ?

Posted by Luciano Félix em 25 agosto, 2008

Gerentes mandões, chefes burocráticos, coordenadores sem visão. Muitas vezes colocamos a culpa do fracasso da implantação do Scrum apenas nas pessoas que fazem parte das esferas mais altas de gerência das empresas e muitas vezes eles tem mesmo, mas será que os chefes e gerentes são sempre os culpados ? A equipe não tem nenhuma parcela de responsabilidade no processo de implantação? Apontar o dedo para os chefes virou desculpa padrão para as dificuldades do processo, mas muitas equipes não estã preparadas para a mudança que o Scrum traz para o dia-a-dia de cada uma delas.

O Scrum prega que as equipes devem ser auto-gerenciáveis, infelizmente esse conceito é confundido com liberdade total, cada um pode fazer o quer e pronto, nada mais errado. Esse má interpretação leva a idéia errônea de que Scrum ou Agile é bagunça, muito pelo contrário, os processos ágeis exigem das equipes uma disciplina e um comprometimento ainda maior do que no processos tradicionais, este assunto estava sendo discutido ultimamente na lista scrum-brasil. Muitas pessoas não estão familirizadas com a mudança de paradigma exigida pela agilidade, não estão acostumadas a tanta liberdade e responsabilidade ao mesmo tempo, muitos preferem permanecer como “Code Monkeys”, mantendo o cerébro desligado e fazendo tudo exatamente como mandaram fazer, sem compromisso com a qualidade, prazo, etc. O problema não se resume apenas as práticas do Scrum, quando se fala em práticas ágeis de engenharia a coisa fica ainda mais complicada, quem não conhece alguem que faz cara feia quando ouve falar em TDD ou Pair Programming.

Para atingirmos um nível mais alto de qualidade, colaboração e comunicação é necessário sair da nossa zona de conforto para que possamos de fato aproveitar os benefícios que as práticas ágeis podem trazer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: