código Ágil

Agile, Scrum, Extreme Programming , Java e mais

Lute pela coalocação

Posted by Luciano Félix em 26 setembro, 2008

Usar o Scrum em equipes distribuídas. O assunto sempre gera várias discussões na comunidade ágil e até agora ninguém apresentou uma solução realmente satisfatória para o problema, e eu realmente desconfio se existe uma. Será que poderemos utilizar um modelo que se apóia tanto na comunicação e na colaboração, para equipes não coalocadas, sem sacrificar o que de fato torna uma equipe “ágil” ?.

Na revista Wired do mês de agosto, o Clive Thompson publicou na sua coluna um texto sobre uma pesquisa feita por cientistas do MIT para mapear o comportamento social das pessoas no mundo real, nós já mapeamos nossas relações virtuais nas diversas redes sociais que utilizamos, Orkut, LinkedIn, Facebook, etc.. Uma das conclusões do experimento é que as relações estabelecidas no mundo real são extremamente mais fortes, a troca de informação e a colaboração acontece de forma muito mais efetiva do que a comunicação que ocorre de outra forma que não a face-a-face.

Sendo assim, criar uma equipe da forma como queremos, se comunicando e colaborando de fato é bem mais difícil quando as pessoas não compartilham o mesmo meio físico, não só pelas questões práticas, como diferença de horários ou o custo de comunicação, mas sim pelo forma como estabelecemos nossas relações humanas. O Tobias Mayer (CST) escreveu um texto inflamado sobre o assunto em seu blog há alguns meses e eu concordo com muita coisa do que ele fala, sem dúvida não é um batalha fácil de ser travada, mas acredito mesmo que vale a pena.

2 Respostas to “Lute pela coalocação”

  1. Gleybson Fernandes said

    Isso significa que Scrum só funciona em um ambiente onde todos estejam no mesmo lugar (sala)?
    Mesmo que essa equipe tenha ferramentas onde eles possam expor suas idéias e assim gerar uma comunicação?

  2. lucianofelix said

    Não estou dizendo que o Scrum não funciona para equipes distribuídas, mas sim que o modelo coalocado pode gerar uma equipe com um senso maior de união e colaboração, são criados vínculos mais fortes e isso ajuda muito, muito mesmo. Não quer dizer que só o fato de juntar um monte de gente na mesma sala vai fazer todo mundo trabalhar bem, já participei de equipes em um ambiente coalocado em que um membro não tinha a menor idéia do que outro estava fazendo e vice-versa, onde apesar das pessoas sentarem lado a lado, se comunicavam via email. O que quero dizer que comunicação face-a-face é muito melhor e o modelo coalocado permite isso muito mais facilmente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: