código Ágil

Agile, Scrum, Extreme Programming , Java e mais

7 dicas para criar um bom Sprint Backlog

Posted by Luciano Félix em 7 outubro, 2008

O Sprint Backlog consiste simplesmente na lista de tarefas que serão desenvolvidas pela equipe para que ao fim de cada sprint possamos entregar incrementos de software funcionais. A criação do Sprint Backlog acontece na segunda parte do Sprint Planning com o envolvimento de toda a equipe. Dar atenção a esse processo é fundamental para que equipe tenha um entendimento melhor do que deve ser feito e planejar melhor o dia-a-dia da sprint, porém muitas equipes ainda pecam na hora de criar sua lista de tarefas, espero que estas dicas possam ajudar.

1. Envolva toda a equipe no processo – Nunca é demais repetir, o envolvimento de toda a equipe no processo de descoberta do Sprint Backlog é importantíssimo. Numa equipe multidisciplinar todos poderão contribuir com atividades sob as diversas perspectivas que cada um tem sobre item a ser desenvolvido, gerando um Sprint Backlog muito mais rico do que se apenas os programadores participassem, ou apenas o guru técnico, etc.

2. Discuta como o item será implementado – A lista de tarefas é apenas um dos outputs da segunda parte do Sprint Planning, antes de escrever as tarefas em post-its é necessário que a equipe discuta de verdade como cada item será definido. A maior parte da reunião dever ser dedicada ao entendimento de como a equipe irá atacar o problema, definir um design básico da solução, verificar o código existente, discutir possibilidades de arquitetura, etc. Esse entendimento geral do problema e da possível solução farão com que as tarefas identificadas expressem realmente o trabalho que será feito.

3. Tenha uma Definição de Pronto – Ter a “Definição de Pronto” disponível e visível a todos é muito, muito importante, essa definição servirá como um guia para o que deve ser feito, lembrando a todo mundo quais são os critérios de aceitação gerais para todos os itens do Product Backlog.

4. Identifique todo o tipo de tarefa – Muitas equipes se concentram muito em tarefas de codificação, mas só codificar não é suficiente para entregar software funcionando de verdade. Todos os tipos de tarefas devem ser contemplados no Sprint Backlog, atividades de modelagem, codificação, aprendizado, tarefas de banco de dados, todos os tipos de teste possíveis, etc. A “Definição de Pronto” ajudará a equipe a pensar nos vários aspectos do trabalho. Trabalhando desse forma a equipe entenderá muito melhor qual a real carga da sprint.

5. Reveja o compromisso para a sprint – Após a identificação das tarefas, a equipe terá um entendimento melhor sobre o real esforço necessário, nesse momento o compromisso para a sprint deve ser reanalisado. OSelected Product Backlog realmente cabe na Sprint ? caso não, existem algumas alternativas. O item de menor prioridade pode ser removido ou quebrado em itens menores, estudar as técnicas de divisão deUser Stories são muito úteis nesse caso. O importante é que agora a equipe possa se comprometer de fato com o escopo da sprint.

6. Não use tempo demais – Respeite o time-box. Estipule o tempo da reunião e não ultrapasse, faça a equipe se concentrar e trabalhar intensamente na discussão dos itens , assim as tarefas serão descobertas mais facilmente. Nem sempre a equipe conseguirá identificar tudo o que será realizado durante a sprint, mas isso não é um problema, o entendimento geral é mais importante.

7. Evolua o sprint backlog durante a sprint – No dia-a-dia da sprint a equipe terá um entendimento ainda melhor sobre cada item sendo desenvolvido, novas idéias podem aparecer, idéias antigas podem ser descartadas, o Sprint Backlog deve acompanhar essa mudanças. O Daily Scrum é um momento excelente para criar novas tarefas e descartar tarefas que se mostraram desnecessárias.

2 Respostas to “7 dicas para criar um bom Sprint Backlog”

  1. andrefaria said

    Muito bom! Dicas Úteis…

  2. […] ter um artigo publicado no site do Scrum Alliance, esse artigo foi resultado de uma revisão de um post antigo já publicado aqui no blog. Espero que seja útil a […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: