código Ágil

Agile, Scrum, Extreme Programming , Java e mais

Trabalhe em paralelo de verdade

Posted by Luciano Félix em 20 outubro, 2008

Na maioria das equipes em que o gerente, ou chefe, atribue e direciona o trabalho do time, nomalmente o que vemos é o chamado “trabalho em paralelo” em que cada membro do time desenvolve sozinho uma funcionalidade prevista no escopo do projeto. Esse tipo de organização dá ao gerente a sensação de que várias funcionalidades estão sendo desenvolvidas ao mesmo tempo, o que deve garantir que o projeto não atrase. Bem, se analisarmos esse arranjo com um pouco mais de cuidado veremos que o que ocorre é exatamente o contrário.

Veja a figura:

Quando cada membro do time recebe uma funcionalidade para desenvolver sozinho, o trabalho na verdade será serializado e não paralelizado como se acredita, uma tarefa será executada após outra ser concluída e assim por diante, esse modelo, como vemos na figura, aumenta o risco de não termos nada de fato pronto para entregar e sim uma coleção de funcionalidades quase prontas. O que acontece é que quanto mais a data da entrega se aproxima, cada membro do time começa a trabalhar de forma apressada, sem preocupação com a qualidade, apenas com o objetivo de entregar a “sua parte” pronta. Além disso esse tipo de organização acaba com a colaboração dentro do time, já que o que interessa para cada um é entregar o que lhe foi passado, por que assim é que ele será cobrado.

Vamos analisar essa outra figura:

Aqui o time inteiro trabalha em conjunto na mesma funcionalidade e quando esta é completada o time passa a trabalhar na funcionalidade seguinte. Serialização!! Dirão alguns, nada mais incorreto. Desse jeito, todas as tarefas necessárias para concluir o item serão desenvolvidas de fato em paralelo pela equipe, e aí sim, estaremos diminuindo muito o risco do item não ser entregue. Além do que, esse modelo privilegia a colaboração e a comunicação do time, todos tem o mesmo objetivo, todos estão alinhados e o cliente receberá funcionalidades que estão verdadeiramente prontas.

De agora em diante, quando o seu gerente quiser “paralelizar” o trabalho do seu time, desenhe essas figuras para ele.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: