código Ágil

Agile, Scrum, Extreme Programming , Java e mais

Scrum Gathering Brazil – Review – Dia 2

Posted by Luciano Félix em 21 maio, 2009

Criando um grupo de usuários Scrum – Igor Macaúbas, Provider

Scrum Gathering Day2 010

Chegando para o segundo dia do gathering, fui direto para uma das salas para ajudar o Igor na preparação da sua palestra. A apresentação foi muito legal e merecia ser vista por mais gente, ele mostrou um pouco do nosso histórico, quais os desafios que nós enfrentamos no início da criação do grupo, as idéias que deram certo, as que não funcionaram, etc. É interessante ver como o grupo vem se tornando uma fonte de informação sobre Scrum, não só em Recife mas nacionalmente também. Além disso o Igor vem se destacando com um dos grandes fomentadores do grupo de Recife, sendo procurado por profissionais de outros estados para criação de novos grupos e tendo o reconhecimento do próprio Jim Cundiff da Scrum Alliance.

Como apresentar Scrum para os clientes – Fabiano Milani, Adaptworks

3531943757_f14262015a_o

A palestra do Fabiano não foi exatamente o que eu esperava, mas mesmo assim foi bem interessante, ele demonstrou como a Adaptworks vende Scrum para os clientes. O Fabiano insistiu na importância do cliente entender como funciona o Scrum para que ele possa dialogar melhor com o fornecedor, concordo plenamente.

Acertos e Tropeços na Adoção do Scrum – Paulo Silveira, Caelum

Foto de Manoel Pimentel

A Keynote do Paulo foi bem sucinto, mostrou um pouco a evolução do curso de Scrum na Caelum, antes e depois do Alexandre se tornar CST e pouco das dificuldades que eles enfrentaram na adoção do Scrum, o mote foi a idéia de que o Scrum é fácil de entender mas difícil de implementar.

Desenvolvimento de jogos com Scrum – Diego Asfora

Scrum Gathering Day2 039

Infelizmente não peguei o início da palestra do Diego, mas vi que ele apresentou a sua experiência no desenvolvimento de jogos para celulares quando ainda fazia parte da equipe do C.E.S.A.R. Diego falou sobre a dificuldades enfrentadas para criar times multi-disciplinares e fazê-los planejar as sprints conjuntamente e principalmente com relação as atividades de testes, sempre complicados quando se trata de jogos para celular.

6 Secrets for running to a good retrospective – Boris Gloger

Scrum Gathering Day2 049

Como esperado a palestra estava lotada e apesar de já conhecer grande parte do conteúdo é sempre muito legal ver o Boris em ação. Ele começou discutindo sobre o processo de aprendizado e mostrou que nós já usamos a técnica de retrospectivas em várias áreas do conhecimento humano. O Boris continuou demonstrando a importância das retrospectivas e algumas dicas interessantes. Valeu muito a pena assistir.

Logo após a palestra do Boris, tivemos que sair para não perder o vôo e acabamos perdendo a rodada final de debates, mas sem dúvida a evento foi muito bom, a oportunidade de conhecer várias pessoas de outras estados, trocar experiências e participar de discussões enriqueceu demais a nossa participação, e que venha o próximo Scrum Gathering Brazil.

Scrum Gathering Day2 042

Mais fotos podem ser vistas aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: