código Ágil

Agile, Scrum, Extreme Programming , Java e mais

Agilidade na Prática

Posted by Luciano Félix em 10 dezembro, 2009

Depois de um looooongo tempo sem escrever aqui no blog , voltei para falar sobre um excelente evento ao qual estive na última semana. Organizado pela Teresa Maciel do SPIN Recife. O Agilidade na Prática trouxe palestras muito legais de pessoas que estão aplicando os conceitos ágeis no seu dia a dia.

Quero parabenizar a Teresa pela iniciativa de organizar o evento praticamente sozinha, esperamos que o Agilidade na Prática faça sempre parte do nosso calendário de eventos. Vou tentar escrever um pouco sobre como foi o evento e o que aconteceu de mais interessante.

Danilo Bardusco – Globo.com

Figura já conhecida da comunidade ágil aqui de Recife, Danilo abriu o evento com uma excelente palestra mostrando alguns conceitos do Scrum que nem sempre são bem traduzidos na prática. Quais as reais responsabilidades de cada papel, quais os objetivos mais importantes de cada cerimônia, etc. Sem dúvida a palestra valeu a pena e me lembrou de coisas que eu mesmo não estou dando a devida atenção.

Lúcia Manzoni – HP

A Lúcia da HP veio mostrar o case de aplicação de métodos ágeis num ambiente CMMI nível 5. Achei que a palestra podia ser melhor estruturada, fiquei meio perdido, mas a mensagem que ficou para mim, foi ver que uma empresa que já tem o nível 5 do CMMI percebeu que podia melhorar ainda mais se incorporasse a agilidade no seu dia a dia.

Eric Cavalcanti – C.E.S.A.R.

Eric apresentou mais uma vez o FireScrum, ferramenta open source para gestão de projetos com Scrum. O FireScrum já foi lançada a algum tempo e vem despertando o interesse de pessoas e empresas no mundo inteiro, sem dúvida é a ferramenta gratuita mais completa disponível até o momento, batendo até ferramentas pagas também. Parabéns ao Eric por todo o esforço investido nessa idéia que deu muito certo.

Giselle Rossi e Tamara Baia – INdT

Depois do Eric foi a vez da Giselle e Tamara do Instituto Nokia de Tecnologia mostrarem como a aplicação do Scrum vem impactando o trabalho delas. As duas são arquitetas da informação e trabalham focadas no UX – User Experience. Foi bem interessante ver como o Scrum se comporta num ambiente onde a preocupação com a experiência do usuário é vital para o negócio. Elas mostraram como o trabalho delas se integra com o trabalho dos desenvolvedores e também como trabalham com times distribuídos. Outra excelente palestra do dia.

Antonio Carlos Silveira – Yahoo

Após o almoço tivemos a palestra do Antonio Carlos do Yahoo, falando sobre a expriência de criar uma start-up dentro do Yahoo. Foi uma das melhores palestras do evento. O Antonio demostrou grande conhecimento e experiência na aplicação de métodos ágeis e contou como foi desenvolver um novo produto nesse modelo. O resultado foi o Meme (meme.yahoo.com) pelo qual a equipe do Antonio recebeu vários prêmios.

Lúcio Poncioni – Jornal do Comércio

O Lúcio Poncioni apresentou o case da implantação do Scrum no ambiente do JC, desde das tentativas frustradas de se implantar processos baseados no PMBoK até o lançamento do portal JC Online desenvolvido utilizando os métodos ágeis. Lúcio mostrou como eles aplicam alguns conceitos na prática, na verdade eu até discordo um pouco de algumas escolhas tomadas por eles, mas pudemos ver como eles saíram de uma situação caótica para algo muito mais organizado em pouco tempo.

Luiz Borba – Pitang

TDD foi o foco da divertida palestra do Luiz Borba na Pitang, já com bastante experiência em aplicar e treinar pessoas nessa prática, Borba mostrou porque devemos utilizar o TDD. “A gente passou o dia aqui falando de ágil, scrum , etc mas TDD é mais importante do que tudo” disse ele em algum momento da palestra para diversão de todos, brincadeiras a parte, a palestra foi ótima e sem dúvida percebemos a importância do TDD para a qualidade do nosso trabalho.

Juan Bernabó – Teamware

Para fechar o evento tivemos a presença do Juan Bernabó que falou sobre a importância de termos um modelo de gestão mais voltado para os trabalhadores do conhecimento, as dificuldades de aplicação dos métodos ágeis dentro das empresas e como superá-los.

As palestras estão disponíveis para donwload aqui.

Bem pessoal, eu fico por aqui, ano que vem tem mais !!

3 Respostas to “Agilidade na Prática”

  1. Estive no evento
    saindo de natal as 03 da manhã e voltando 03 da manhã do outro dia, 24 horas no ar
    e devo confessar que valeu a pena.

    destaque para as palestras de Antonio Carlos Silveira – Yahoo; Danilo Bardusco – Globo.com, Luiz Borba – Pitang e Lúcio Poncioni – Jornal do Comércio
    estou adotando o scrum e programação em par, mesmo com falhas, começamos a ver certos avanços

  2. AgilidadeNaPrática said

    Luciano,

    o mérito do evento não é meu, mas de pessoas como você que ajudaram a divulgar, dos palestrantes que trouxeram um conteúdo de primeira, dos patrocinadores e apoiadores, e do suporte essencial do Softex Recife.

    De toda forma, é gratificante vivenciar o sentimento de realização quando lemos o retorno positivos por quem realmente fez o Agilidade na Prática ser um sucesso… os participantes!

    No próximo ano, você já está escalado a ajudar na organzação🙂.

    Abs e obrigada. Teresa Maciel.

  3. Isabela Moroni said

    Finalmente um post!
    Abs,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: